Estilo Étnico
O estilo étnico nasce de uma mescla de inspirações, referências e influências multiculturais: africanas, indianas, orientais, latinas e sul-americanas. A decoração étnica é uma grande tendência que se carateriza pela confluência desmedida de materiais, padrões e texturas multicoloridos. Os ambientes étnicos são alegres, vibrantes e aconchegantes, apresentando uma ampla paleta de cores intensas e tons terrosos. São construídos a partir de fragmentos de memórias e lembranças de diferentes viagens e histórias pelo mundo, com peças únicas, muitas vezes de caráter afetivo ou marcadamente artesanal, que dialogam entre si nos diferentes espaços da casa. O estilo étnico encurta as distâncias, trazendo para dentro de portas vários símbolos, estampados, adornos e objetos que são representativos das tradições culturais de cada povo. A decoração étnica de inspiração africana está profundamente ligada à natureza, remetendo para os safaris. Traz padrões animais, mas também as raízes tribais em estatuetas e máscaras de madeira, chapéus juju e tecidos Kente.
A decoração étnica de inspiração indiana prima pelas sedas com fios de prata e ouro, sempre em cores fortes, pelas velas e objetos alusivos à adoração dos seus vários deuses, em forma de Buda, Shiva ou elefantes. A decoração étnica de inspiração oriental traz elementos muito elegantes e típicos, como as luminárias e os estampados com gueixas, dragões e samurais. A decoração étnica de inspiração latina incorpora mantas com padrões que remetem para a cultura inca e maia, mas também caveiras mexicanas. O estilo étnico é o mais livre e eclético dos estilos, podendo apresentar-se tanto em composições exóticas e inusitadas, como em composições minimalistas e harmoniosas.
Os elementos-chave da decoração étnica são as cores calorosas e profundas, os padrões exuberantes (que podem variar ou confluir entre florais, animais ou geométricos) e os materiais naturais e artesanais, como o bambu, a juta, a ráfia ou a madeira bruta que dão vida a diferentes acessórios: biombos, cestos decorativos, cadeiras Malawi e mesas de apoio Bamileke.
A decoração étnica privilegia os têxteis com estampados detalhados e contrastantes num mix & match de tapetes, almofadas e mantas (muitas vezes, tricotadas ou bordadas à mão) que tornam os ambientes mais intimistas e confortáveis. A natureza está também muito presente no estilo ético com plantas e flores espalhadas pela casa em vasos, suportes de macramé e cestos decorativos com motivos tribais. Em termos de iluminação, a decoração étnica apresenta-se em candeeiros de ráfia e fibras vegetais, mas também em candeeiros de madrepérola e luminárias orientais.